segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Watchmen no Cineclube Quadrinhos S.A.




Amanhã o cineclube Quadrinhos S.A encerra a maratona de filmes do ciclo Censura R, o ciclo que, digamos assim, composto por produções que não pensam duas vezes na hora de mostrar o lado mais violento do ser humano.

Para concluir com chave de ouro o referido ciclo, o filme selecionado foi o Watchmen.
Quem está por dentro do universo dos quadrinhos sabe que Watchmen é uma história que dispensa apresentações. Ela é considerada, por muitos, a história de super heróis que toda pessoa com mais de 18 anos de idade gostaria de ler, até porque, na época, não era sempre que alguém concebia histórias que, mesmo protagonizadas por personagens fantasiados de roupas coloridas e colantes, continham densidade no roteiro aliadas a um certo grau de violência. 


Essa HQ, lançada na década de 80, foi a obra que transformou o escritor britânico Alan Moore no “William Shakespeare das histórias em quadrinhos”, “o Michelangelo da nona arte”, enfim, foi a história que deu a Alan Moore o reconhecimento definitivo.

Watchmen, o filme, foi lançado em 2009 e dirigido por Zack Snyder. Ao contrário das previsões mais pessimistas da época, Snyder tentou ser o mais fiel possível da história original e não eliminou o conteúdo impróprio para menores, fato esse que contribuiu para que esse filme fosse o escolhido para encerrar o ciclo de filmes Censura R, promovido pelo cineclube Quadrinhos S.A.

Vale lembrar que a versão do Watchmen a ser exibida é a estendida, que possui cenas adicionais e intercaladas com os Contos do Cargueiro Negro. Versão essa que nunca, na história desse país (como diria o ex-presidente Lula) foi exibida em tela grande.

A exibição irá ocorrer às 19 horas, no auditório da Prefeitura Municipal de Santa Maria.
O cineclube conta com apoio da Casa de Cultura de Santa Maria, Cult Pop Store, e Shin Anime Dreamers.

Nenhum comentário: